Volkswagen Dealerteam BAUHAUS conclui lista de pilotos do World RX 2022

Volkswagen Dealerteam BAUHAUS conclui lista de pilotos do World RX 2022
O ex-líder da Euro RX, Ole Christian Veiby, regressa para o assalto ao Campeonato do Mundo
Promissor jovem Gustav Bergström animado para subir ao mais alto nível
O Team Manager Tommy Kristoffersson aplaude maiores oportunidades na era eléctrica do rallycross

Volkswagen Dealerteam BAUHAUS completou sua programação para a inauguração da campanha da nova era eléctrica do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, com o vencedor do evento Euro RX Ole Christian Veiby e o jovem Gustav Bergström devem fazer parceria com o actual campeão mundial Johan Kristoffersson na equipa da Kristoffersson Motorsport (KMS).

Veiby é bem conhecido nos círculos de rallycross e rally. O norueguês juntou-se pela primeira vez à KMS 9 anos atrás, antes de voltar suas atenções para o rallycross e fazer quatro aparições no Campeonato Mundial em 2014 e 2015, avançando duas vezes para a semifinal. Ele destacou-se simultaneamente em competições europeias, triunfando em Barcelona em sua segunda temporada na classe Supercar (agora Euro RX1) a caminho para o terceiro na tabela de títulos.

Desde então, o nativo de Kongsvinger tem competido predominantemente no rally, mostrando seus talentos com um par de vitórias e múltiplos pódios na categoria WRC2 que apoia o Campeonato Mundial de Ralis da FIA, onde o ex-piloto de fábrica da Škoda e da Hyundai tem sido um líder consistente.

Tendo revivido sua carreira adormecida no rallycross em 2022 - terminando em sexto na classificação geral do RallyX Nordic - o piloto de 26 anos está agora pronto para fazer sua estreia em tempo integral no World RX, enquanto ele e Kristoffersson procuram garantir o cobiçado título de equipas da Volkswagen Dealerteam BAUHAUS.

Bergström é filho de Ronnie Bergström - engenheiro da KMS por muitas temporadas nas turnês domésticas da Suécia série de carros (STCC). O adolescente nascido em Estocolmo só começou a competir no ano passado - no Supercar de segunda linha Categoria Lites no RallyX Nordic e no Campeonato Sueco - antes de subir para o nível Supercar.
Ele juntou-se à competição a do Euro RX1 para o 'Magic Weekend' de Höljes no mês passado, onde perdeu uma semifinal apenas por 2 segundos.

A era eléctrica do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA ganhará vida no próximo fim-de-semana (13/14 de Agosto), no Ramudden World RX da Noruega.

Ole Christian Veiby, piloto da Volkswagen Dealerteam BAUHAUS, disse:
"Estou focado no rali há vários anos e, embora continue no rali, acho que é hora de me mudar e será interessante fazer algo novo. Rallycross com carros eléctricos parece certo e é óptimo estar de volta com a KMS. Nosso relacionamento começou há quase dez anos, então eu conheço essas pessoas muito bem...

"É bom estar trabalhando ao lado de Johan novamente. Na minha opinião, ele é o melhor piloto do mundo e não há duvida que sua experiência valha seu peso em ouro. Ele tem um conhecimento incrível no rallycross e juntos, produzimos um bom pacote que deve-nos colocar em boa forma para a próxima temporada e nos permitir luta na frente. Vai ser divertido, e obviamente há também um pouco de rivalidade entre suecos e Noruegueses - então faremos o nosso melhor para vencer essa batalha!"

Gustav Bergström, Piloto, Volkswagen Dealerteam BAUHAUS, disse:
"Estar fazendo minha estreia no World RX é um sonho tornado realidade. Eu era um novato total no rallycross no ano passado, mas eu imediatamente me apaixonei pela disciplina. Não tenho ilusões, tenho uma tarefa extremamente difícil pela frente, como o Campeonato do Mundo é o auge, mas estou ansioso para ganhar o máximo de experiência que puder e eu aprendo rápido. Uma coisa é certa - com Johan [Kristoffersson] e Ole Christian [Veiby] ao meu lado e Tommy [Kristoffersson] no comando, eu tenho os melhores professores que poderia pedir!"

Tommy Kristoffersson, Team Manager, Volkswagen Dealerteam BAUHAUS, disse:

"É óptimo poder colocar três carros na pista quando começamos um novo capítulo no rallycross. Tem sido um projecto massivo para juntar tudo, mas estamos extremamente orgulhosos de tê-lo feito e é um verdadeiro privilégio trabalhar com a Bauhaus, concessionários Volkswagen e ex-funcionários da Volkswagen Motorsport. Entre nós, nós temos muita experiência - o que acho que será uma grande vantagem - e todos compartilhamos o mesmo objectivo.

"A era eléctrica do World RX está abrindo portas que até agora estavam fechadas - há melhores oportunidades do que tivemos antes. Claramente ainda á trabalho a fazer e sabemos que precisamos convencer os fãs, mas honestamente, tenho certeza que será enorme, com boas lutas entre pilotos, carros e equipas muito rápidos.

"Ole Christian veio até nós com 16 anos querendo pilotar na Clio Cup, mas nós o convencemos de que seria melhor conduzir um Porsche, então ele passou de 150 cavalos para 450 numa hora! Ele tem muita habilidade e já foi muito bom no Euro RX em 2015. Ele está numa jornada extraordinária desde então e enquanto não é velho, ele adquiriu uma riqueza de experiência em muitos carros diferentes. Ele e Johan também trabalham muito bem em conjunto, o que é um factor muito importante.

"Gustav começou do zero absoluto no ano passado, mas pude ver imediatamente que ele tinha uma boa sensação com o carro, ele é um talento promissor. Não vamos colocar nenhuma pressão nos ombros dele, porque ele é o cara novo e para ele esta temporada tem tudo a ver com o desenvolvimento, mas ele é jovem, cheio de confiança e ansioso para aprender.
Com Johan, Ole Christian e Gustav a bordo, estamos muito animados com o futuro!"

Portugal, 1 Agosto 2022

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora