Super sueco supera rivais do World RX novamente em Rīga

Johan Kristoffersson manteve seu início invicto na temporada 2022 do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA no segundo dia de acção no Ferratum World RX de Rīga-Letônia hoje (4 de Setembro), conquistando condições mutáveis ​​para emergir no topo mais uma vez.
O mais rápido na sessão SuperPole de uma volta - como no sábado, por menos de um décimo de segundo de Timmy Hansen - Kristoffersson pode ter admitido "andar na ponta dos pés" na primeira bateria depois que os céus se abriram, mas ele foi o mais rápido. Ele teve que dar o melhor para seu rival Peugeot na segunda bateria, mas o resultado ainda cimentou sua posição no topo do ranking intermediário.
O actual campeão mundial dominou sua corrida de progressão antes que as tácticas entrassem em jogo no que diz respeito à selecção da posição inicial para as semifinais e final na pista seca. Na semifinal, Kristoffersson caiu para o meio da grelha em terceiro e valeu a pena - deixando-o mais de cinco segundos à frente do perseguidor Hansen. Para a final, ele escolheu largar em segundo - e seria obrigado a trabalhar um pouco mais.

Um leve contacto entre os dois adversários de longa data na primeira curva permitiu a Kevin Hansen, varrer o lado de fora de quinto para a liderança. Um curinga da volta de abertura do irmão mais velho, Timmy, liberou Kristoffersson para começar a perseguição e, à medida que as voltas diminuíam, o piloto da Volkswagen virou o pavio.
Quando Kevin Hansen mergulhou no coringa no final da penúltima volta, a estrela do Kristoffersson Motorsport teve - como ontem - apenas uma volta para fazer a diferença. Também como ontem, isso era tudo que ele precisava. Quando a bandeira quadriculada foi preparada, Kristoffersson saiu do coringa para selar sua 30ª vitória no World RX por uma margem de pouco menos de três décimas de segundo.
"Que fim-de-semana!" reflectiu o piloto de 33 anos, após sua sexta vitória na capital da Letónia. "As provas duplas são exigentes de qualquer maneira, mas este fim-de-semana foi ainda mais com o clima tão instável. Tivemos que nos adaptar a pilotar o carro no piso molhado pela primeira vez e fazer constantes mudanças de afinação para se adequar às condições, o que foi um grande desafio para toda a equipa.
"Trata-se de pequenos detalhes aqui em Rīga - e isso provou ser o caso novamente. Foi uma luta dura com Kevin na final, mas consegui enganá-lo e só tive tempo suficiente para conseguir a sobreposição que precisávamos, e foi bom ver Ole Christian [Veiby] no pódio também. Muito obrigado a toda a equipa por fazer um óptimo trabalho e por nos dar um carro que estava no ponto cada vez que saímos - eles trabalharam incrivelmente duro para este resultado e estou muito feliz por todos eles."

Para Kevin Hansen, o vice-campeonato - replicando seu resultado de sábado - marcou o culminar de uma tremenda recuperação, já que o sueco definhou na parte inferior do ranking devido a uma colisão com Veiby no início da segunda bateria. O jovem de 24 anos venceu sua corrida de progressão após um confronto entre Timmy Hansen e Niclas Grönholm, e liderou sua semifinal até ser empurrado para um meio giro por Veiby na última volta, pelo qual o norueguês sofreu dez segunda penalidade.
O fim-de-semana do jovem Hansen o elevou para o segundo lugar no campeonato - empatado em pontos com seu companheiro de equipa, que acabou em quarto lugar depois de procurar durante grande parte do dia como se ele fosse o único a realmente levar a luta para Kristoffersson. O campeão mundial de 2019 cruzou a linha de chegada menos de meio segundo atrás de Veiby, que mostrou uma forte curva de velocidade no circuito de Bikernieki para somar um segundo pódio em três provas em sua campanha de retorno.
Grönholm terminou em quinto no final de um fim-de-semana difícil para a equipa de revendedores de equipamentos de construção - a pouco mais de dois segundos e meio da vitória. A colega de cavalariça Klara Andersson, o jovem piloto da KMS Gustav Bergström - que continuou a impressionar com os seus lançamentos extremamente rápidos - e René Münnich foram todos eliminados na fase semifinal.

PRIMEIROS VENCEDORES EM RX2e e EURO RX1


Patrick O'Donovan reformulou Isak Sjökvist, líder do fim-de-semana, para um triunfo revolucionário no Campeonato FIA RX2e, mantendo a calma numa emocionante disputa de três vias na final para coroar o que ele descreveu como o "melhor dia de sua vida". '.
O jovem de 18 anos foi um factor importante na série totalmente eléctrica e de especificação única, antes de realmente mostrar suas intenções com uma vitória de corrida de progressão de comando. Sua semifinal foi igualmente directa - a final, tudo menos isso.
Depois de superar Sjökvist no complexo de curvas de abertura, O'Donovan continuou a manter o sueco e a estrela local Roberts Vitols à distância. Depois que este se aposentou, o britânico se defendeu com sucesso de Sjökvist e do líder do campeonato Viktor Vranckx - o prodígio adolescente belga que se viu nas guerras durante a maior parte do dia, mas mesmo assim conquistou o terceiro lugar consecutivo entre os três primeiros.
No palco do seu primeiro pódio a nível europeu há dois anos, Sondre Evjen teve um desempenho soberbo para conquistar a sua primeira vitória na Euro RX1, batendo o ex-campeão Anton Marklund no degrau mais alto da tribuna no final de uma final épicamente divertida.

Na quarta noite, o ás do JC Raceteknik foi o segundo mais rápido na bateria três, subindo para o terceiro, antes de vencer sua corrida de progressão e a semifinal - aproveitando a má sorte do herói da casa Jānis Baumanis, que liderou até que problemas de turbo destruíssem sua carreira. esperança de repetir o sucesso de 2021 - alinhar em segundo para a importante final.
A partir daí, Evjen ultrapassou Marklund no início e sobreviveu a um erro na última volta nas condições complicadas para segurar um triunfo popular. Os espólios de vice-campeão permitiram que a estrela da SET Promotion estendesse sua liderança no campeonato sobre o azarado Baumanis, com Enzo Ide da EKS perseguindo o par até a bandeira em terceiro.

RESULTADO FINAL: MUNDO RX

1. Johan KRISTOFFERSSON (SWE) Kristoffersson Motorsport 5 voltas
2. Kevin HANSEN (SWE) Hansen World RX Team + 0,285s
3. Ole Christian VEIBY (NOR) Kristoffersson Motorsport + 1.657s
4. Timmy HANSEN (SWE) Hansen World RX Team + 2.139s
5. Equipe de revendedores de equipamentos de construção Niclas GRÖNHOLM (FIN) + 2.567s

Os resultados completos de todas as classes podem ser encontrados aqui

Portugal, 4 Setembro 2022

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora