Séries Opens para equipas, mais poder e novo prémio de campeão

Com base no sucesso de suas duas primeiras temporadas, o FIA RX2e Championship - a série de suporte totalmente eléctrica ao Campeonato Mundial de Rallycross da FIA - embarcará numa nova era em 2023, com a introdução de várias mudanças significativas para garantir longo futuro.

Desde que estreou no pacote World RX de alto nível no ano passado, o RX2e - uma joint venture entre o especialista espanhol em eletromobilidade QEV Technologies e a potência sueca de rallycross Olsbergs MSE - atraiu nada menos que 32 pilotos, produzindo algumas acções fascinantes na pista e eventos memoráveis e duelos roda a roda.

Essa lista de competidores inclui não apenas o herói olímpico do esqui Aksel Lund Svindal, a 14 vezes campeã mundial de Trial Feminino da FIM Laia Sanz, o múltiplo pódio da Fórmula 1 Nick Heidfeld e o bicampeão de MotoGP Carlos Checa - com o último par deve fazer sua estreia na Catalunha neste fim-de-semana - mas também uma série de jovens estrelas em ascensão. Klara Andersson, desde então, alcançou o pódio ao mais alto nível no World RX, com o líder do campeonato de 2022, Viktor Vranckx, não escondendo seu desejo de avançar da mesma forma no próximo ano.

Até este ponto, a maioria dos carros foi administrada pela QEV, mas a partir da terceira temporada, o RX2e se tornará um campeonato baseado em equipas, com equipas privadas capazes de comprar ou alugar carros e adaptar a carroceria enquanto a QEV continua como fornecedor único.

O desempenho também aumentará de 250kW para 270kW, com um "aumento" de até 350kW, enquanto maiores liberdades técnicas estão em discussão e os competidores se beneficiarão de dez por cento mais tempo de pista nos fins-de-semana de corrida do que actualmente.

A série receberá um título europeu a partir do próximo ano, com a campanha de 2023 com cinco corridas. Cada equipa do Campeonato do Mundo de dois carros terá uma entrada gratuita para o RX2e, enquanto o campeão do RX2e receberá uma entrada gratuita para o World RX na temporada seguinte, estabelecendo assim uma relação mais próxima com a série principal e um caminho claro para o auge da competição.

Wlodek Szaniawski, presidente da Comissão Off-Road da FIA, disse:

"Depois de provar com sucesso seu enorme potencial ao longo das últimas duas temporadas através de uma combinação de corridas fantásticas, um pacote técnico competitivo e confiável e uma das melhores relações custo-desempenho do desporto, agora é hora de abrir o RX2e para equipas particulares, muitas das quais já manifestaram grande interesse em participar.

"Também sentimos que é importante fortalecer o vínculo entre RX2e e World RX, com quem a série compartilha o paddock e os holofotes. Klara Andersson mostrou nesta temporada que as habilidades que ela aprendeu no RX2e permitiram que ela se adaptasse rapidamente ao nível superior e levasse a luta aos melhores pilotos de rallycross do mundo e esperamos ver muitos mais seguindo seus passos nos próximos anos".

Joan Orús, CEO da QEV Technologies, acrescentou:

"O RX2e começou como um conceito de chegar e dirigir, com o objectivo de tornar a tecnologia eléctrica de ponta acessível ao maior número possível de pilotos. Agora que esse objectivo foi alcançado, temos o prazer de apresentar nossas mudanças para a terceira temporada, estamos confiantes de que reforçará o apelo da série e reforçará sua posição como a melhor categoria para aspirantes a pilotos profissionais em rallycross e outras disciplinas de off-road".

Portugal, 27 Outubro 2022

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora