Séries Opens para equipas, mais poder e novo prémio de campeão
Com base no sucesso de suas duas primeiras temporadas, o FIA
RX2e Championship - a série de suporte totalmente eléctrica ao Campeonato
Mundial de Rallycross da FIA - embarcará numa nova era em 2023, com a
introdução de várias mudanças significativas para garantir longo futuro.
Desde que estreou no pacote World RX de alto nível no ano
passado, o RX2e - uma joint venture entre o especialista espanhol em
eletromobilidade QEV Technologies e a potência sueca de rallycross Olsbergs MSE
- atraiu nada menos que 32 pilotos, produzindo algumas acções fascinantes na
pista e eventos memoráveis e duelos roda a roda.
Essa lista de competidores inclui não apenas o herói
olímpico do esqui Aksel Lund Svindal, a 14 vezes campeã mundial de Trial
Feminino da FIM Laia Sanz, o múltiplo pódio da Fórmula 1 Nick Heidfeld e o
bicampeão de MotoGP Carlos Checa - com o último par deve fazer sua estreia na
Catalunha neste fim-de-semana - mas também uma série de jovens estrelas em
ascensão. Klara Andersson, desde então, alcançou o pódio ao mais alto nível no
World RX, com o líder do campeonato de 2022, Viktor Vranckx, não escondendo seu
desejo de avançar da mesma forma no próximo ano.
Até este ponto, a maioria dos carros foi administrada pela
QEV, mas a partir da terceira temporada, o RX2e se tornará um campeonato
baseado em equipas, com equipas privadas capazes de comprar ou alugar carros e
adaptar a carroceria enquanto a QEV continua como fornecedor único.
O desempenho também aumentará de 250kW para 270kW, com um
"aumento" de até 350kW, enquanto maiores liberdades técnicas estão em
discussão e os competidores se beneficiarão de dez por cento mais tempo de
pista nos fins-de-semana de corrida do que actualmente.
A série receberá um título europeu a partir do próximo ano,
com a campanha de 2023 com cinco corridas. Cada equipa do Campeonato do Mundo
de dois carros terá uma entrada gratuita para o RX2e, enquanto o campeão do
RX2e receberá uma entrada gratuita para o World RX na temporada seguinte,
estabelecendo assim uma relação mais próxima com a série principal e um caminho
claro para o auge da competição.
Wlodek Szaniawski, presidente da Comissão Off-Road da FIA,
disse:
"Depois de provar com sucesso seu enorme potencial ao longo
das últimas duas temporadas através de uma combinação de corridas fantásticas,
um pacote técnico competitivo e confiável e uma das melhores relações custo-desempenho
do desporto, agora é hora de abrir o RX2e para equipas particulares, muitas das
quais já manifestaram grande interesse em participar.
"Também sentimos que é importante fortalecer o vínculo entre
RX2e e World RX, com quem a série compartilha o paddock e os holofotes. Klara
Andersson mostrou nesta temporada que as habilidades que ela aprendeu no RX2e
permitiram que ela se adaptasse rapidamente ao nível superior e levasse a luta
aos melhores pilotos de rallycross do mundo e esperamos ver muitos mais
seguindo seus passos nos próximos anos".
Joan Orús, CEO da QEV Technologies, acrescentou:
"O RX2e começou como um conceito de chegar e dirigir, com o
objectivo de tornar a tecnologia eléctrica de ponta acessível ao maior número
possível de pilotos. Agora que esse objectivo foi alcançado, temos o prazer de
apresentar nossas mudanças para a terceira temporada, estamos confiantes de que
reforçará o apelo da série e reforçará sua posição como a melhor categoria para
aspirantes a pilotos profissionais em rallycross e outras disciplinas de off-road".
Portugal, 27 Outubro 2022