RX - Campeonato da Europa estreia Hungria com sucesso em Nyirád

RX - Campeonato da Europa estreia Hungria com sucesso em Nyirád

Perseguição pelo título de 2022 começa no Nyirád Racing Center neste fim-de-semana

Pilotos apreciando o desafio 'old-school' do 'Caldeirão Vermelho' da Hungria

Conjunto de competidores de alto calibre visando o degrau mais alto do pódio

O Campeonato Europeu de Rallycross da FIA 2022 vai ganhar vida em Nyirád, na Hungria, neste fim-de-semana (21-22 de Maio), com uma série de candidatos prontos para disputar a vitória no Euro RX1 e no Euro RX3. Ausente do mais alto nível de rallycross internacional por quase uma década, Nyirád - localizado a apenas 25 quilómetros do famoso Lago Balaton da Hungria - faz um retorno bem-vindo à programação deste ano. Caracterizado por curvas técnicas, mudanças dramáticas de elevação e uma série de oportunidades de ultrapassagem, é carinhosamente conhecido como o 'Caldeirão Vermelho' pela cor distinta de suas superfícies não vedadas - tendo sido construído no local de uma antiga pedreira de bauxita - e foi um elemento popular no calendário Euro RX de 2006 a 2013.

Durante esse tempo, pilotos do calibre de Kenneth e Timmy Hansen, Andreas Bakkerud, Timur Timerzyanov e Reinis Nitišs subiram ao degrau mais alto do pódio na Hungria, muitas vezes a caminho de conquistar a cobiçada coroa. Mais dois nomes devem se juntar a esse ilustre rolo de honra neste fim-de-semana.

Na principal série Euro RX1, é impossível escolher um favorito entre os 22. O bicampeão Anton Marklund é um dos vários competidores que já correram em Nyirád antes, e o sueco - que estará ao volante de um Hyundai i20 da SET Promotion - tem boas lembranças da pista.

"É realmente emocionante voltar para a Hungria", entusiasmou o piloto de 29 anos, que terminou em segundo lá em 2012, a caminho de conquistar o título do TouringCar daquela temporada. "Só tenho boas lembranças do evento. O público estava realmente apaixonado - era uma grande multidão para correr na frente".

"Competir no rallycross traz muita alegria em termos de ação e adrenalina, mas há alguns circuitos especiais onde é tão gratificante simplesmente sair nos treinos livres quanto nas corridas, e ao lado de Höljes e Hell, Eu incluiria Nyirád nessa lista.

"Você pode realmente mandar o carro para o cascalho solto e dirigir o ataque total, o que eu amo. Você precisa de muito compromisso, mas também de muita precisão para ter certeza de que está exatamente certo - isso é muito desafiador, mas muito divertido. Eu realmente vou gostar de participar da primeira prova do ano numa pista de rallycross adequada."

Marklund enfrentará forte oposição neste fim-de-semana, de nomes como Jānis Baumanis (#YellowSquad) - o piloto com maior retorno da temporada passada - o vencedor do Andros Trophy Jean Baptiste 'JB' Dubourg, o actual campeão do Euro RX3 Yury Belevskiy (Volland Racing) e 2021 Cooper Tires 'Rookie of the Year', Sivert Svardal. Outros candidatos principais provavelmente serão René Münnich - que comemorou seu primeiro sucesso na Euro RX1 em Lohéac no verão passado - Enzo Ide, entrando na briga após uma campanha de aprendizagem ao lado de vários campeões mundiais Johan Kristoffersson no Mundial de RX, a estrela em ascensão Patrick O'Donovan fazendo seu estreia e Ulrik Linnemann, que regressa à série depois de ficar entre os cinco primeiros na classificação Super1600 (agora Euro RX3) em sete ocasiões consecutivas entre 2011 e 2017.

"Estou feliz que Nyirád esteja de volta ao calendário, pois é sempre muito divertido correr numa pista de rallycross 'adequada' com seções de cascalho reais, e os fãs de lá ficam loucos quando veem os competidores", lembra o experiente dinamarquês. "Lembro-me das sessões de autógrafos na Hungria no passado, quando eu, [Andreas] Bakkerud e [Krzysztof] Skorupski estávamos lutando pela glória. Já subi duas vezes no pódio na Hungria e adoraria voltar lá novamente este ano..."

O tricampeão europeu de autocross Tamás Kárai lidera a carga húngara, acompanhado por cinco de seus compatriotas, enquanto os heróis da casa também estão em abundância no Euro RX3, representando quase um terço da lista de inscritos e liderados por Zsolt Szíjj 'Jolly', que chegou ao pódio na Catalunha no ano passado.

As estrelas de Škoda, Jan Černý e Jiří Šusta, levarão a luta para a brigada conquistadora da Audi, que é representada pelo segundo ano da série Damian Litwinowicz, a dupla portuguesa Nuno Miguel Da Costa Araújo e João Ribeiro e Kobe Pauwels, que impressionou no caminho para o corredor -up estraga na batalha pelo título de 2021 e cujo pai Koen competiu em Nyirád há uma década.

"Durante a pré-temporada, testamos lá e eu adorei!" revelou o adolescente belga altamente cotado. "É uma pista de rallycross típica da velha escola, com todas as mudanças de poeira e elevação. É realmente desafiador. Você precisa desligar seu cérebro e acelerar a todo vapor, e é disso que eu gosto. Estou realmente ansioso pelo fim-de-semana de corrida." A corrida começará às 13:00 no sábado (21 de Maio), com as provas de progressão de domingo, as semifinais e as finais mais importantes a serem amplas.

Portugal, 17 Maio 2022

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora