RX - Campeonato da Europa estreia Hungria com sucesso em Nyirád
RX - Campeonato da Europa estreia Hungria com sucesso em Nyirád
Perseguição pelo título de 2022 começa no Nyirád Racing Center neste fim-de-semana
Pilotos apreciando o desafio 'old-school' do 'Caldeirão Vermelho' da Hungria
Conjunto de competidores de alto calibre visando o degrau mais alto do pódio
O Campeonato Europeu de Rallycross da FIA 2022 vai ganhar vida em Nyirád, na Hungria, neste fim-de-semana (21-22 de Maio), com uma série de candidatos prontos para disputar a vitória no Euro RX1 e no Euro RX3. Ausente do mais alto nível de rallycross internacional por quase uma década, Nyirád - localizado a apenas 25 quilómetros do famoso Lago Balaton da Hungria - faz um retorno bem-vindo à programação deste ano. Caracterizado por curvas técnicas, mudanças dramáticas de elevação e uma série de oportunidades de ultrapassagem, é carinhosamente conhecido como o 'Caldeirão Vermelho' pela cor distinta de suas superfícies não vedadas - tendo sido construído no local de uma antiga pedreira de bauxita - e foi um elemento popular no calendário Euro RX de 2006 a 2013.
Durante esse tempo, pilotos do calibre de Kenneth e Timmy Hansen, Andreas Bakkerud, Timur Timerzyanov e Reinis Nitišs subiram ao degrau mais alto do pódio na Hungria, muitas vezes a caminho de conquistar a cobiçada coroa. Mais dois nomes devem se juntar a esse ilustre rolo de honra neste fim-de-semana.
Na principal série Euro RX1, é impossível escolher um favorito entre os 22. O bicampeão Anton Marklund é um dos vários competidores que já correram em Nyirád antes, e o sueco - que estará ao volante de um Hyundai i20 da SET Promotion - tem boas lembranças da pista.
"É realmente emocionante voltar para a Hungria", entusiasmou o piloto de 29 anos, que terminou em segundo lá em 2012, a caminho de conquistar o título do TouringCar daquela temporada. "Só tenho boas lembranças do evento. O público estava realmente apaixonado - era uma grande multidão para correr na frente".
"Competir no rallycross traz muita alegria em termos de ação e adrenalina, mas há alguns circuitos especiais onde é tão gratificante simplesmente sair nos treinos livres quanto nas corridas, e ao lado de Höljes e Hell, Eu incluiria Nyirád nessa lista.
"Você pode realmente mandar o carro para o cascalho solto e dirigir o ataque total, o que eu amo. Você precisa de muito compromisso, mas também de muita precisão para ter certeza de que está exatamente certo - isso é muito desafiador, mas muito divertido. Eu realmente vou gostar de participar da primeira prova do ano numa pista de rallycross adequada."
Marklund enfrentará forte oposição neste fim-de-semana, de nomes como Jānis Baumanis (#YellowSquad) - o piloto com maior retorno da temporada passada - o vencedor do Andros Trophy Jean Baptiste 'JB' Dubourg, o actual campeão do Euro RX3 Yury Belevskiy (Volland Racing) e 2021 Cooper Tires 'Rookie of the Year', Sivert Svardal. Outros candidatos principais provavelmente serão René Münnich - que comemorou seu primeiro sucesso na Euro RX1 em Lohéac no verão passado - Enzo Ide, entrando na briga após uma campanha de aprendizagem ao lado de vários campeões mundiais Johan Kristoffersson no Mundial de RX, a estrela em ascensão Patrick O'Donovan fazendo seu estreia e Ulrik Linnemann, que regressa à série depois de ficar entre os cinco primeiros na classificação Super1600 (agora Euro RX3) em sete ocasiões consecutivas entre 2011 e 2017.
