Rivais redobram esforços para travar Kristoffersson em Montalegre

Rivais redobram esforços para travar Kristoffersson em Montalegre

Portugal pronto para entregar uma dose dramática de acção World RX

O Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA chega a Montalegre este fim-de-semana para a próxima edição do que já está a ser uma campanha vintage, com os rivais de Johan Kristoffersson a tentarem parar o actual campeão do mundo nas suas pistas no Lusorecursos World RX de Portugal (17- 18 de Setembro).

Localizado a cerca de 1.000 m acima do nível do mar nas montanhas de Vila Real, o pitoresco e histórico Circuito Internacional de Montalegre sediou o primeiro evento do World RX em 2014, e seu layout ondulado e clima imprevisível produziram muitas batalhas de tirar o fôlego ao longo dos anos.

A final da temporada passada, certamente, ficará na memória por muito tempo, já que uma briga espectacular entre os irmãos Kristoffersson e Hansen, Timmy e Kevin, abriu a porta para Niclas Grönholm se esgueirar e reivindicar uma vitória inesperada. Os mesmos nomes estão todos firmemente no quadro novamente este ano - e com duas provas ao longo do fim-de-semana, outra dose dupla de acção electrizante está inquestionavelmente em perspectiva.

As estatísticas sugerem que com três vitórias em três ao volante de seu Volkswagen RX1e, Kristoffersson teve tudo do seu jeito até agora em 2022, mas a verdade é que o sueco teve que cavar fundo todas as vezes, gerando algumas corridas sensacionais.

Ominosamente para seus adversários, o craque da Kristoffersson Motorsport acelerou para seu primeiro triunfo no Mundial de RX em Montalegre em apenas sua quinta partida ao mais alto nível em 2015 - apoiando isso com um sucesso semelhante três anos depois.

A oposição, no entanto, está-se aproximando, como provou Kevin Hansen liderando a maior parte das duas finais na última vez na Letónia - com a Hansen World RX Team confiante de que ainda há muito ritmo para extrair de seu par de Peugeot 208 RX1e bestas. Ambos os Hansens chegaram ao pódio em Portugal no passado mês de Outubro após a empolgante luta com Kristoffersson, e depois de o derrotarem em Riga, os irmãos suecos estão entusiasmados para virar o jogo contra o seu compatriota novamente este fim-de-semana.

Agora competindo pela equipa de revendedores de equipamentos de construção ao lado da estrela em ascensão Klara Andersson - que avançou de forma impressionante para a final na sua estreia no World RX no mês passado - Grönholm ainda está perseguindo seu primeiro pódio de 2022 após um início difícil de campanha, então uma repetição do resultado português da época passada daria o pontapé inicial à candidatura do finlandês ao título em grande estilo.

Os companheiros de KMS de Kristoffersson, Ole Christian Veiby e Gustav Bergström, também podem estar na disputa. O norueguês já foi um dos três primeiros colocados duas vezes este ano em seu retorno ao rallycross após mais de meia década de afastamento, enquanto o adolescente sueco surpreendeu com seus lançamentos rápidos e talentosos em Riga - recebendo elogios de seu companheiro de equipa campeão mundial múltiplo no processo.

CAMPEÕES A SER COROADOS NA SÉRIE DE APOIO?

Nas categorias coadjuvantes Euro RX1 e Euro RX3, Montalegre poderá testemunhar um duplo triunfo do título, com os campeões eleitos Anton Marklund e Kobe Pauwels a tentarem selar o acordo em Portugal. A vitória para qualquer um seria suficiente, com Jānis Baumanis precisando superar Marklund por pelo menos sete pontos para manter a luta do Euro RX1 viva - e os outros esperançosos Enzo Ide, Sivert Svardal e Tamás Kárai enfrentando uma ordem ainda mais alta.

Assim como Marklund, se Pauwels terminar à frente de seus principais rivais do Euro RX3, ele será coroado campeão, mas se quiser somar uma terceira vitória nesta temporada, o jovem belga terá que superar nada menos que nove heróis locais - um dos quais, João Ribeiro, é o seu perseguidor mais próximo na classificação...

"Montalegre é sem dúvida a pista de rallycross mais 'pura' do Campeonato da Europa", opinou o piloto de 39 anos, natural dos arredores da segunda cidade do país, o Porto. "Tem um traçado bastante sinuoso e técnico, e será uma honra correr em casa numa série tão competitiva. Este desporto é sempre imprevisível, mas o meu objectivo é terminar no pódio - e aconteça o que acontecer, promete ser a maior festa de rallycross de sempre em Portugal!"

Para aumentar o desafio, algumas mudanças no design do circuito este ano terão uma nova volta curinga - no cascalho - entre as curvas dois e cinco. O velho curinga torna-se a nova primeira curva, com uma saída mais larga do que antes.

Toda a acção dentro e fora da pista será transmitida ao vivo no RX+, fornecendo acesso a todas as corridas ao vivo ou sob demanda em qualquer dispositivo com produção premium, centenas de horas de conteúdo em ritmo acelerado e informações exclusivas dos bastidores , além de entrevistas, análises aprofundadas de especialistas, fotos de drones, câmaras a bordo, destaques e muito mais.

Os passes para eventos RX+ estão disponíveis por € 7,99, com o passe de temporada completo à venda por € 49,99. Mais informações podem ser encontradas aqui, e os ingressos para o fim-de-semana de corrida ainda podem ser comprados.

Portugal, 13 Setembro 2022

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora