Ralicross em Montalegre é já este fim-de-semana

O Clube Automóvel de Vila Real organiza a quinta jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy 2020, que com a época a terminar e os títulos perto de ficarem decididos, promete animação com fartura e novidades, com o destaque a ir para o Kartcross.

A LA - Motorsport, de Luís Almeida, vai promover aquela que vai ser a principal novidade do programa. Em modo de "treino/demonstração" vão alinhar seis pilotos, aos comandos de chassis La Base, com suspensões de uma via, motores limitados às nove mil rotações por minuto e velocidade máxima limitada. 

Os pilotos são jovens com idades entre os 12 e os 14 anos. Esta ação pretende, fundamentalmente, divulgar uma possível categoria de iniciação, atrativa para as camadas mais jovens, para o kartcross. 

O representante da La Base em Portugal, Luís Almeida, confessa que sempre sonhou "com uma divisão especial no kartcross, para os mais novos. Foi uma ideia que sempre acarinhei e parece que terá sucesso. Assim que a nossa ideia começou a ser falada, outros pilotos, com chassis de marcas diferentes, contactaram-nos. Ficamos a saber que outros construtores se iriam juntar a nós, o que é um motivo de orgulho. Esta adesão, em RX01 ou em chassis diferentes, demonstra bem que a nossa ideia não é de todo descabida".

Sob o ponto de vista competitivo prevê-se uma lista com mais de meia centena de inscritos, sendo de realçar que os Supercar estão já garantidos, com presenças como João Lameiro, no Skoda Fábia, João Novo, no Peugeot 206 e, tudo indica, Joaquim Santos, no Ford Focus.

Na Super 1600 há 32 pontos de diferença entre os seis primeiros e recorde-se que em quatro corridas, houve outros tantos vencedores. Rogério Sousa é o comandante da classificação, mas Joaquim Machado está a um escasso ponto. Este panorama repete-se nas restantes categorias e, por isso, não se prevê que existam decisões, mas é certo que nesta fase todos os pontos possíveis vão fazer a diferença.

A prova, devido às medidas de combate ao COVID-19, vai ser realizada sem presença de público e com as normais condições de proteção e segurança.

12 Outubro 2020