
Marklund herda segunda vitória da temporada após batalha de bilheteria em Höljes
Líder do campeonato continua invicto após desgosto de Solberg em Höljes
As estrelas do Euro RX1 entregam um thriller digno do facturamento pré-evento do fim-de-semana
Vitórias revolucionárias para Solberg Hansen e Vranckx na série de suporte
Anton Marklund fez dois de dois no Campeonato Europeu de Rallycross da FIA de 2022 em Höljes hoje (3 de Julho), beneficiando-se de uma desqualificação pós-evento para o vencedor na prova Oliver Solberg para estender sua vantagem no topo da classificação.
A preparação para o lendário 'Magic Weekend' pode ter sido tudo sobre as estrelas de bilheteria do evento - quatro vezes campeão mundial de rallycross da FIA Johan Kristoffersson, o actual vencedor do título do Euro RX1 Andreas Bakkerud e o protagonista do campeonato mundial de rally da FIA Solberg - mas foi o líder do campeonato, Marklund, que os superou em todas as corridas de calor para selar o primeiro lugar no ranking intermediário, enquanto o sueco prosseguia com sua maneira habitual, calma, imperturbável e ultra-rápida.
A partir daí, o vencedor do Nyirád dominou a sua corrida de progressão e controlava confortavelmente o ritmo na primeira meia-final, quando um furo tardio o deixou atrás de Bakkerud. Com o compatriota Anders Michalak perseguindo-o, ele se agarrou obstinadamente a uma vaga na final por apenas um terço de segundo.
Isso significou que, em vez de começar a última corrida do fim-de-semana da pole position, ele largou do meio da grelha, saindo da curva dois em segundo lugar atrás de Solberg.
Um curinga da primeira volta de Kristoffersson forçou o piloto da Hedströms Motorsport a uma resposta imediata e, quando ele voltou à pista principal, a dupla fez contacto que enviou os dois para os lados, obrigando-os a chamar todo o famoso controle do carro para se endireitar.
Após um breve período na frente do pelotão, o próprio coringa de Marklund o deixou em terceiro, mas ele já havia recebido uma dose de boa sorte quando um furo de Kristoffersson tirou o ás da KMS da batalha do pódio. Outra reviravolta no final da história viu Bakkerud sucumbir a uma falha na suspensão na penúltima turné, elevando seu rival da SET Promotion para o segundo lugar, que se tornaria o primeiro quando Solberg foi posteriormente desqualificado por não conformidade com a protecção da carroceria em seu Hyundai i20.
"Obviamente, você nunca quero vencer dessa maneira, e sinto muito por Oliver porque ele conduziu de maneira incrível durante todo o fim-de-semana", disse Marklund. "Sei a dor de cabeça que ele está sentindo agora, já que perdi o que seria minha primeira vitória no World RX na Noruega em 2017 devido a uma infracção técnica, mas é assim que é e o resultado é obviamente muito positivo para o campeonato para nós.
"Ser segundo no geral no sábado já foi muito bom, mas depois ser o mais rápido na terceira bateria e chegar ao topo da tabela de classificação em um campo tão forte foi fantástico - e foi brilhante ver tantos fãs de volta.
"Aqui em Höljes, há sempre muito drama. Eu esperava não ser atingido por isso, mas na semifinal, sofri um furo e tive que lutar muito para aguentar nas duas últimas voltas. Na final, superei completamente o salto na primeira volta e, depois disso, a frente do meu carro não parecia que deveria. Não consegui acompanhar o ritmo do Oliver, mas tive sorte com os outros adversários tendo problemas, e acabamos com a vitória. Espero que agora possamos capitalizar esse momento durante o resto do ano."
A segunda vitória consecutiva de Marklund nesta temporada fez com que ele aumentasse sua margem no topo da tabela de títulos de quatro pontos para 18. O segundo lugar na final foi para Jean Baptiste 'JB' Dubourg, que realmente levou a luta para seus adversários escandinavos e - como o vencedor - sobreviveu a um furo na meia-final. Apesar de seu fracasso em terminar, Bakkerud foi classificado em terceiro.
