Johan Kristoffersson em grande em Spa-Francorchamps

Johan Kristoffersson ampliou sua vantagem na busca pela coroa do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA na sexta prova da campanha de 2022 em Spa-Francorchamps hoje (8 de Outubro), quando o sueco subiu ao degrau mais alto do pódio pela 32ª vez em sua extraordinária carreira.

Depois de garantir sua posição habitual na liderança da classificação na SuperPole de volta única, Kristoffersson não estabeleceu o ritmo em nenhuma das sessões subsequentes, sendo o terceiro mais rápido nas baterias um e dois, segundo em sua corrida de progressão e terceiro na semifinal.

Isso tudo pouco importava, no entanto, quando a final chegou, a partir do quarto lugar na grelha de partida, o actual campeão mundial cortou para dentro na primeira curva, enquanto Niclas Grönholm e Kevin Hansen se concentraram em defender um ao outro, para em segundo atrás do pole position Timmy Hansen.

No hairpin Raidillon pela primeira vez, uma reacção em cadeia viu Kristoffersson empurrado nas costas de Hansen, enviando o último para um giro, com o Peugeot posteriormente recolhido pelo carro da equipa de revendedores de equipamentos de construção de Grönholm - que acabou sendo considerado culpado de causar o efeito concertina.

Isso deixou Kristoffersson na frente do jovem companheiro de equipa Gustav Bergström, e em um desempenho consumado, ele pegou a bandeira quadriculada quase cinco segundos à frente de seu perseguidor mais próximo.

A segunda posição foi para Kevin Hansen, que foi adiado pelo Raidillon mêlée, mas exibiu boa velocidade em outro dia do que poderia ter sido para a Hansen World RX Team, ao vencer sua corrida de progressão e superar Kristoffersson para o segundo lugar na semifinal.

Bergström - que nem deveria participar da final até que uma desqualificação o catapultou para a grelha de partida - terminou em terceiro lugar para chegar ao pódio do Mundial de RX pela primeira vez em apenas sua sexta partida no auge internacional do desporto.

Grönholm cruzou a linha de chegada em quarto lugar, mas uma penalidade de cinco segundos pelo incidente no hairpin o relegou para o quinto lugar, atrás do frustrado Timmy Hansen, que durante grande parte do dia parecia que estava prestes a abrir tardiamente sua conta vencedora do ano.

Klara Andersson estava no ritmo da CE Dealer Team na pista onde estreou no pacote do Campeonato Mundial no ano passado em RX2e, mas um problema técnico na bateria dois a afastou da etapa de progressão e ela foi posteriormente desclassificada da semifinal depois de ser considerada culpada por uma colisão na primeira curva com Timmy Hansen, Bergström e René Münnich.

A corrida estelar do pódio de Ole Christian Veiby chegou ao fim quando ele se viu afligido por inúmeros problemas em seu Volkswagen RX1e - fazendo com que ele perdesse a final pela primeira vez em 2022 - mas o norueguês estará preparado para lutar no segunda dia da partida dupla belga amanhã.

"Começamos em alta e terminamos em alta", reflectiu Kristoffersson, depois de terminar seu dia em primeiro lugar. "No meio do caminho, foi bem complicado. Não conseguimos a melhor largada na primeira bateria e, a partir daí, parecemos estar sempre lutando por trás e com os tempos de volta tão apertados, não tínhamos ritmo suficiente para fazer a diferença".

"Sinto pena de Timmy - ele estava em uma posição vencedora na final e realmente não merecia isso. Indo até o hairpin, havia um pouco de trem por trás e ele foi girado. Não era o dia dele. Acabou sendo o meu dia, mas obviamente é um pouco agridoce. Acima de tudo, estou feliz por Gustav - terminar no pódio tão cedo em sua carreira no World RX é fantástico. Muitos parabéns para ele."

AÇÃO EM SUPORTE EM SÉRIE DE SUPORTE

Há um empate de três vias no topo da classificação do Campeonato FIA RX2e durante a noite entre Nils Andersson, Isak Sjökvist e Patrick O'Donovan. Os dois suecos lideraram uma bateria cada um, com O'Donovan rápido e resoluto para ser o segundo mais rápido em ambas as sessões. O líder do campeonato, Viktor Vranckx, está em quarto lugar, admitindo ter cometido "dois grandes erros" na primeira bateria ao acertar a parede no coringa - mas o herói da casa estará animado para se recuperar amanhã.

Apesar de se acusar de 'não se esforçar o suficiente', o recém-coroado campeão europeu de rallycross da FIA Anton Marklund lidera o caminho no Euro RX1, com o vencedor de Montalegre Enzo Ide logo à frente do arquirrival Jānis Baumanis no duelo pelo vice-campeonato espólios.

A acção competitiva de amanhã começará com a sessão World RX SuperPole às 9:35 CET, seguida pela primeira corrida do dia às 11:10 CET.

RESULTADO FINAL: WORLD RX

1. Johan KRISTOFFERSSON (SWE) Kristoffersson Motorsport 5 laps

2. Kevin HANSEN (SWE) Hansen World RX Team + 4.837s

3. Gustav BERGSTRÖM (SWE) Gustav Bergström + 5.757s

4. Timmy HANSEN (SWE) Hansen World RX Team + 8.546s

5. Niclas GRÖNHOLM (FIN) Construction Equipment Dealer Team + 12.091s

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora