Hansen Motorsport compromete-se com o futuro de vários anos na era eléctrica do World RX

'Esta é a maior coisa que já fizemos', diz o chefe da equipe, Kenneth Hansen
Alto nível de competição e 'energia fresca' despertam a motivação da equipe sueca
Kevin Hansen sugere electrificação para tornar o World RX 'maior do que as pessoas podem imaginar'
O campeão mundial das equipas defensoras, Hansen Motorsport, anunciou um compromisso de "vários anos" com o Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, com a equipe sueca saudando um "enorme investimento" à medida que a série pioneira embarca em sua emocionante era eléctrica em 2022.
Uma das equipas mais condecoradas da história do rallycross, a Hansen Motorsport tem estado na vanguarda da primeira divisão da disciplina de superfície dupla desde que o fundador e chefe de equipe Kenneth Hansen conquistou o primeiro de seu recorde de 14 títulos no Campeonato Europeu de Rallycross em 1989, antes de se formar para a categoria principal quatro anos depois.

Os três troféus do Campeonato do Mundo de equipas são testemunho do calibre da equipa homónima - a mais recente das que chegaram na época passada, quando Timmy Hansen travou um duelo renhido com o compatriota Johan Kristoffersson que culminou com a dupla empatada em pontos no topo da classificação dos pilotos, o campeão de 2019 acabou perdendo um segundo título na carreira por contagem regressiva.
O jovem de 29 anos regressa para o próximo campeonato, acompanhado mais uma vez pelo irmão mais novo e também vencedor do World RX, Kevin Hansen. Os irmãos suecos estarão ao volante de carros eléctricos de novo visual, baseados na plataforma Peugeot 208 usada anteriormente, mas reprojectada para adoptar um trem de força homologado da empresa austríaca Kreisel Electric, gerando 500 kW - equivalente a 680 cv - e 880 Nm de torque instantâneo.

Ressaltando suas credenciais de sustentabilidade, no ano passado, a Hansen Motorsport juntou-se ao Quadro de Acção Climática das Nações Unidas para Desportos, tornando-se posteriormente a primeira equipe de rallycross a obter o credenciamento ambiental de três estrelas da FIA. Com seu compromisso com o brilhante futuro eléctrico da World RX, 2022 marca o próximo passo em seu esforço para aumentar a conscientização ambiental.
Os carros - apresentados em sua pintura de lançamento hoje - estão sendo projectados e desenvolvidos internamente na oficina de Götene da Hansen Motorsport. A pintura da corrida - juntamente com outras novidades emocionantes - serão reveladas antes do início da temporada.
Kenneth Hansen, chefe de equipa da Hansen Motorsport, disse:
"Este é um grande investimento que estamos fazendo no Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, com um plano para vários anos - é a maior coisa que já fizemos. É muito novo e muito emocionante para todos nós, e parece um pouco como quando entramos no rallycross com tração nas quatro rodas pela primeira vez em 1993. Não sabíamos muitas coisas na época e, com a mudança para a tecnologia eléctrica, há muitas coisas que estamos aprendendo do zero agora também.
"É muito revigorante focar em algo tão novo, com algumas pessoas com quem trabalhamos há muitos anos e alguns novos rostos nos inspirando também. Há realmente muita energia fresca aqui para avançar. O grupo de pilotos no topo do World Rallycross está entre os melhores do mundo, e que o meu e os filhos de Susann, Timmy e Kevin, façam parte desse grupo e optem por pilotar com a nossa equipa é muito especial."

Kevin Hansen, piloto da Hansen Motorsport, disse:
"É um momento super emocionante para nossa empresa e equipa abraçar esta nova era eléctrica. Este é o maior compromisso que fizemos com o rallycross desde que a empresa começou há mais de 30 anos, então é um momento incrível ter esse grande projecto interno e realmente olhar para o futuro.
"Desde 2018, falamos sobre rallycross eléctrico no Campeonato do Mundo e finalmente vai acontecer. Os kits do trem de força eléctrico chegarão à Hansen Motorsport em breve, e para mim fazer parte desta equipa vencedora do Campeonato Mundial - com uma grande filosofia para o que o carro e tudo ao nosso redor devem ser - eu não poderia estar mais orgulhoso. É um pacote incrível para o rallycross no lado técnico da FIA e do Promotor - acho que será ainda maior do que as pessoas podem imaginar."
Timmy Hansen, piloto da Hansen Motorsport, disse:
"Muito da minha paixão é tentar tornar-me Campeão Mundial de Rallycross - eu amo o rallycross e desejo o melhor para ele. O World RX é onde construí minha carreira e me deu algumas oportunidades incríveis. O nível de competição no World RX é o melhor, mas é isso que nos leva a nos esforçar ainda mais. Acredito que teremos um pacote muito forte para a nova temporada, com o qual estou muito empolgado.
"É uma segunda natureza da nossa família procurar soluções para ser o mais competitivo possível, especialmente no rallycross; é exactamente o que fazemos e estamos todos extremamente motivados para 2022. Este é um grande passo em uma nova direcção da qual estou super feliz por fazer parte, correndo carros extremamente rápidos em grandes circuitos contra os melhores pilotos e equipea do mundo. Realmente não há nada melhor."
Arne Dirks, Director Executivo, Rallycross Promoter GmbH, disse:
"É fantástico poder confirmar o retorno da Hansen Motorsport ao grid em 2022. Para uma equipa dessa estatura e sucesso no rallycross se comprometer com um futuro de vários anos em nosso campeonato, demonstra uma tremenda crença na direcção em que estamos dirigindo. World RX com o próximo interruptor eléctrico.