Hamilton perderá 10 posições na grelha de partida de Abu Dhabi caso receba mais uma reprimenda

Heptacampeão foi advertido pela segunda vez no ano após fechar Mazepin no TL3 de Jeddah, regulamento prevê punição com três avisos
Durante o terceiro treino livre do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, Lewis Hamilton fechou, sem intenção, Nikita Mazepin enquanto fazia uma volta lenta na Curva 8 da pista de Jeddah. Por estar num ponto cego, o russo teve que desviar rapidamente para evitar um acidente mais forte entre os dois. Como resultado, o britânico levou uma advertência.
Apesar de ser uma punição mais leve, ela pode causar problemas para o heptacampeão na etapa decisiva de Abu Dhabi, pois caso receba outra reprimenda relacionada a infracções de condução, e a terceira em 2021, será penalizado em dez posições na grelha de largada.
A primeira advertência de Hamilton foi no GP do México, onde fez uma manobra arriscada de volta à pista, como citado no documento divulgado na época: "O carro 44 saiu do traçado no lado esquerdo entre as curvas 1 e 2 e voltou entre a 2 e 3, em vez de retornar pilotando para o lado esquerdo do bollard na Curva 3."
A segunda, que foi o já citado bloqueio em Mazepin, também foi confirmada pela FIA: "O piloto recebeu um aviso de dez segundos de que o carro 9 se aproximava quando ele estava na Curva 2. Devido a uma falha de comunicação, ele não recebeu outro alerta até que o veículo estivesse ao seu lado. É responsabilidade do piloto evitar obstáculos, para este circuito, ele depende da equipa para se comunicar de forma eficiente. Isto não aconteceu neste caso."

Além da reprimenda, a Mercedes também recebeu uma multa de 25 mil euros por ter tido influência no incidente.
O regulamento da F1 diz que, na terceira advertência de um piloto, e caso as duas primeiras sejam por infracções de pilotagem, ele receberá uma punição de dez posições na corrida. Caso o limite seja estourado durante a prova, a penalidade é aplicada na seguinte.
"Qualquer piloto que receber três reprimendas no mesmo campeonato irá, mediante imposição da terceira, pagar uma pena de dez lugares na grelha naquele evento", indica o livro de regras da categoria.
"Após um incidente durante uma corrida, a punição de dez colocações será aplicada no próximo evento do piloto. A penalidade de dez lugares só será imposta se pelo menos duas das advertências forem impostas por uma infracção de condução."
Como o GP de Abu Dhabi é o último da temporada e as reprimendas só contam para o ano actual, Hamilton não poderia ser castigado no GP do Bahrein de 2022 caso receba uma chamada na prova principal em Yas Marina, portanto uma nova advertência será cumprida em Abu Dhabi, ou seja: Hamilton parte para este último grande prémio em desvantagem em relação ao seu directo adversário e concorrente ao título Max Verstappen.
8 Dezembro 2021

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora