
Grönholm vence inesperadamente em Portugal
Flying Finn vence seus rivais pelo título Mundial de RX na segunda vitória em 2021
Batalha sensacional entre os irmãos Hansen e Kristoffersson
Yury Belevskiy coroou o Campeão do Euro RX3 com a quarta vitória da temporada
Niclas Grönholm emergiu no topo da vibrante final do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA em Portugal neste fim-de-semana (16/17 de Outubro), com o segundo triunfo da temporada do piloto Hyundai abrindo o cenário para um four-way batalha pela glória do título na Alemanha no próximo mês.
Grönholm estava lá ou por aí durante a Cooper Tyres World RX de Montalegre - sétima prova da campanha do Campeonato Mundial de 2021 - e depois de ficar em quarto lugar na classificação de qualificação, uma largada demoníaca na segunda semifinal o impulsionou firmemente na luta pela vitória.
Depois de liderar cinco das seis voltas, o jovem de 25 anos teve de dar o seu melhor para o forte Johan Kristoffersson quase à vista da bandeira quadriculada, mas ainda não tinha terminado. Na final, o ás do GRX-SET World RX Team correu imediatamente para o coringa na turnê de abertura - e foi uma táctica que valeu a pena.

Enquanto Timmy Hansen, Kristoffersson e Kevin Hansen duelavam ferozmente na frente da prova, eles também estavam se segurando - permitindo que o perseguidor Grönholm diminuísse a diferença.
Aproximando-se da meia distância, as coisas chegaram ao ápice quando Kristoffersson tentou abrir a porta para o chumbo, mas se escancarou. Isso permitiu que o jovem Hansen batesse ao lado para o segundo lugar, com o KYB EKS JC Audi S1 patinando espectacularmente pelo asfalto e passando pelos marcadores da pista enquanto Kristoffersson mantinha o pé firmemente plantado no chão.
Com Grönholm zerando, todos os três deixaram seus curingas até a última volta em uma tentativa de colocar um pouco de ar puro entre eles e o finlandês voador, mas o piloto da Hyundai os prejudicou para assumir uma liderança que não mais abandonaria, ao cimentar um quinto sucesso de carreira no auge internacional do desporto numa corrida que inquestionavelmente entrará na história do World RX.

Niclas Grönholm, Equipe GRX-SET World RX, disse:
"É uma sensação óptima - eu não esperava isso depois da qualificação. Gostei muito do fim-de-semana e das corridas em Montalegre, especialmente nas secções deterra. Não tive muita escolha a não ser pegar o curinga no início da final e fiquei um pouco surpreso que Timmy, Johan e Kevin escolheram a volta padrão.
"Tínhamos um ritmo um pouco melhor do que nas eliminatórias e quando eles começaram a lutar, isso me permitiu alcançá-los e tentei ficar o mais próximo possível deles. Eu realmente não sabia se tínhamos o suficiente, mas felizmente descobrimos que tínhamos. Agora estou ansioso para Nürburgring e espero um bom final de temporada. "
O líder do campeonato, Timmy Hansen, acabou ficando em segundo lugar no final de um fim-de-semana que dominou amplamente, garantindo três tempos mais rápidos na qualificação e um triunfo nas semifinais. Apesar de ter perdido a vitória, o sueco estendeu sua vantagem na liderança da tabela de títulos para 17 pontos, faltando 60 para disputar no final da temporada.
Kevin Hansen, companheiro de equipa da Hansen World RX Team, ficou em terceiro depois de Kristoffersson ter recebido uma penalidade de cinco segundos por sua transgressão no marcador, que deixou o tricampeão mundial para sexto atrás do companheiro de equipe de GRX-SET de Grönholm Krisztián Szabó e Enzo Ide no segunda entrada KYB EKS JC.

Yury Belevskiy, campeão do Euro RX3 FIA 2021
BELEVSKIY TOMA TÍTULO COM ESTILO NO EURO RX3
Yury Belevskiy foi coroado Campeão Europeu de Rallycross da FIA na categoria Euro RX3 em Montalegre hoje, quase exactamente 12 meses depois de liderar a tabela de pontos, mas não conseguiu segurar o troféu.
Devido à temporada encurtada no ano passado, nenhum título foi concedido oficialmente em 2020, mas desta vez, Belevskiy fechou a prova em grande estilo, dominando a fase de qualificação antes de vencer a semifinal e a final de forma enfática.
Yury Belevskiy, campeão do Euro RX3 da FIA em 2021, disse:
"Isso é incrível! Que fim-de-semana perfeito. Eu me senti bastante relaxado vindo para cá, pois tinha uma vantagem bastante grande, e para garantir o título ao vencer meu último evento na Euro RX3, não poderia estar mais feliz. "
Os companheiros de equipe da Belevskiy na Volland Racing, Marat Knyazev e Kobe Pauwels, terminaram em segundo e terceiro em Portugal, com o último fazendo apenas o suficiente para segurar o segundo lugar na classificação do final da temporada por um único ponto.
Depois de uma pausa de seis semanas, a campanha do World RX de 2021 terminará em Nürburgring, na Alemanha, em 27/28 de Novembro, antecipado para determinar o destino da cobiçada coroa do Campeonato Mundial e a identidade do primeiro campeão FIA RX2e .
Resultados
1. Niclas GRÖNHOLM (FIN) GRX-SET World RX Team 6 voltas
2. Timmy HANSEN (SWE) Hansen World RX Team + 0,537s
3. Kevin HANSEN (SWE) Hansen World RX Team + 1.977s
4. Krisztián SZABÓ (HUN) GRX-SET Equipe Mundial RX + 2.270s
5. Enzo IDE (BEL) KYB EKS JC + 3.762s
6. Johan KRISTOFFERSSON (SWE) KYB EKS JC + 5.754s
Os resultados completos podem ser encontrados em https://www.fiaworldrallycross.com/world-rx/
17 Outubro 2021