Efrén Llarena torna-se o primeiro piloto espanhol a vencer o Campeonato da Europa de Ralis da FIA desde 1980

Efrén Llarena e Sara Fernández selaram o título do Campeonato da Europa de Ralis da FIA de 2022 à frente do Barum Rally da República Checa Zlín (26 - 28 de Agosto)*.

A retirada tardia de Simone Tempestini da penúltima prova desta semana na República Tcheca deixa Llarena e Fernández com uma vantagem inatacável de pontos - confirmando a dupla espanhola como campeã.

Llarena, que terminou em segundo lugar com Andreas Mikkelsen em 2021, torna-se o primeiro campeão espanhol do ERC desde Antonio Zanini em 1980, enquanto Fernández garante títulos consecutivos de co-pilotos. Suas conquistas serão celebradas com uma apresentação na sexta-feira em Zlín antes do início do rali.

Com finalizações em todas as provas até agora, a consistência tem sido o factor chave para o sucesso de Llarena e Fernández.

Depois de se juntarem à Team MRF Tires no início do ano, a temporada teve um início difícil quando terminaram em 12º da geral no Rally Serras de Fafe - Felgueiras - Cabreira e Boticas depois de sofrerem danos no radiador no dia da abertura. Mas, desde então, eles nunca olharam para trás.

Pilotando um Škoda Fabia Rally2 Evo, a dupla conquistou uma vitória inaugural no Açores Rallye em Março, quando ultrapassou o líder de longa data Ricardo Moura na última classificativa com um emocionante impulso na Power Stage.
O segundo lugar na geral nas estradas de asfalto do Rally Islas Canarias precedeu um quarto lugar em terreno de terra de alta velocidade na Polónia, o que garantiu mais uma boa soma de pontos.

Eles seguiram para casa o companheiro de equipa de MRF, Mārtiņš Sesks, para confirmar um resultado de 1-2 no Tet Rally Liepāja e, da última vez em Itália, terminaram novamente em quarto na geral.

A MRF Tires ingressou no ERC pela primeira vez em 2020 e realizou uma campanha de desenvolvimento agressiva. Esse trabalho árduo agora valeu a pena, com a gigante de pneus se tornando a primeira fabricante indiana a vencer um campeonato de rali europeu de alto nível.

"Eu não tenho palavras", sorriu Llarena. "É um sonho - um sonho que começou há quatro anos, quando fomos a primeira equipa a competir no ERC com as cores do Rally Team Spain. Conquistamos o campeonato ERC3 Júnior e também o campeonato ERC3 e agora, conquistamos o título principal, é fantástico.

"Este é um ano muito importante para a MRF. Fizemos o nosso melhor e colocamos todo o nosso esforço no desenvolvimento dos pneus, então acho que trabalhamos muito duro numa direcção. Foi um óptimo trabalho de todos: os engenheiros, a equipa e todos que estiveram envolvidos", acrescentou.

Sr. Arun Mammen, vice-presidente e director administrativo da MRF Tyres, disse:

"É uma ocasião muito feliz e importante conquistar este primeiro Campeonato Europeu de Rally para nós na MRF Tyres. É uma prova do trabalho realizado por toda a nossa equipa para criar pneus vencedores do campeonato que tiveram um desempenho de alto nível no rali europeu, mostrando assim as nossas capacidades técnicas superiores.
"Gostaria de parabenizar Efrén Llarena e Sara Fernández por este feito, e nossos outros pilotos que apoiaram nossa equipa neste esforço histórico. É realmente um momento de muito prestígio e orgulho para sermos coroados campeões europeus de rali 2022."

O responsável do Campeonato Europeu de Rally da FIA, Iain Campbell, elogiou os novos campeões.

"Em nome do WRC Promoter e do FIA ERC, gostaria de transmitir meus parabéns a Efrén Llarena e Sara Fernández por se tornarem nossos campeões de 2022. Eles tiveram um desempenho excepcional durante toda a temporada.
"Além disso, também quero parabenizar a equipe MRF Tires por fazer história com esta vitória revolucionária."
Campbell continuou explicando que todos os esforços foram feitos para garantir a participação de Tempestini no Barum Czech Rally Zlín.

"Buscamos activamente todas as oportunidades para garantir a participação de Simone Tempestini no evento. Fizemos isso para garantir nosso total apoio ao rali e ao campeonato", disse ele.
"Infelizmente, apesar de nossos esforços, Simone não pôde ser persuadido a iniciar o rali, embora espere competir na prova final em Espanha."

*Sujeito à aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA

Apilotos, 22 Agosto 2022

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora