
Efrén Llarena torna-se o primeiro piloto espanhol a vencer o Campeonato da Europa de Ralis da FIA desde 1980
Efrén Llarena e Sara
Fernández selaram o título do Campeonato da Europa de Ralis da FIA de 2022 à
frente do Barum Rally da República Checa Zlín (26 - 28 de Agosto)*.
A retirada tardia de
Simone Tempestini da penúltima prova desta semana na República Tcheca deixa
Llarena e Fernández com uma vantagem inatacável de pontos - confirmando a dupla
espanhola como campeã.
Llarena, que terminou
em segundo lugar com Andreas Mikkelsen em 2021, torna-se o primeiro campeão
espanhol do ERC desde Antonio Zanini em 1980, enquanto Fernández garante
títulos consecutivos de co-pilotos. Suas conquistas serão celebradas com uma
apresentação na sexta-feira em Zlín antes do início do rali.
Com finalizações em todas
as provas até agora, a consistência tem sido o factor chave para o sucesso de
Llarena e Fernández.
Depois de se juntarem à
Team MRF Tires no início do ano, a temporada teve um início difícil quando
terminaram em 12º da geral no Rally Serras de Fafe - Felgueiras - Cabreira e
Boticas depois de sofrerem danos no radiador no dia da abertura. Mas, desde
então, eles nunca olharam para trás.
Pilotando um Škoda
Fabia Rally2 Evo, a dupla conquistou uma vitória inaugural no Açores Rallye em
Março, quando ultrapassou o líder de longa data Ricardo Moura na última
classificativa com um emocionante impulso na Power Stage.O segundo lugar na
geral nas estradas de asfalto do Rally Islas Canarias precedeu um quarto lugar
em terreno de terra de alta velocidade na Polónia, o que garantiu mais uma boa
soma de pontos.
Eles seguiram para casa
o companheiro de equipa de MRF, Mārtiņš Sesks, para confirmar um resultado de
1-2 no Tet Rally Liepāja e, da última vez em Itália, terminaram novamente em
quarto na geral.
A MRF Tires ingressou
no ERC pela primeira vez em 2020 e realizou uma campanha de desenvolvimento
agressiva. Esse trabalho árduo agora valeu a pena, com a gigante de pneus se
tornando a primeira fabricante indiana a vencer um campeonato de rali europeu
de alto nível.
"Eu não tenho
palavras", sorriu Llarena. "É um sonho - um sonho que começou há
quatro anos, quando fomos a primeira equipa a competir no ERC com as cores do
Rally Team Spain. Conquistamos o campeonato ERC3 Júnior e também o campeonato
ERC3 e agora, conquistamos o título principal, é fantástico.
"Este é um ano
muito importante para a MRF. Fizemos o nosso melhor e colocamos todo o nosso
esforço no desenvolvimento dos pneus, então acho que trabalhamos muito duro numa
direcção. Foi um óptimo trabalho de todos: os engenheiros, a equipa e todos que
estiveram envolvidos", acrescentou.
Sr. Arun Mammen,
vice-presidente e director administrativo da MRF Tyres, disse:
"É uma ocasião
muito feliz e importante conquistar este primeiro Campeonato Europeu de Rally
para nós na MRF Tyres. É uma prova do trabalho realizado por toda a nossa
equipa para criar pneus vencedores do campeonato que tiveram um desempenho de
alto nível no rali europeu, mostrando assim as nossas capacidades técnicas
superiores."Gostaria de
parabenizar Efrén Llarena e Sara Fernández por este feito, e nossos outros
pilotos que apoiaram nossa equipa neste esforço histórico. É realmente um
momento de muito prestígio e orgulho para sermos coroados campeões europeus de
rali 2022."
O responsável do
Campeonato Europeu de Rally da FIA, Iain Campbell, elogiou os novos campeões.
"Em nome do WRC Promoter
e do FIA ERC, gostaria de transmitir meus parabéns a Efrén Llarena e Sara
Fernández por se tornarem nossos campeões de 2022. Eles tiveram um desempenho
excepcional durante toda a temporada."Além disso, também
quero parabenizar a equipe MRF Tires por fazer história com esta vitória
revolucionária."Campbell continuou
explicando que todos os esforços foram feitos para garantir a participação de
Tempestini no Barum Czech Rally Zlín.
"Buscamos activamente
todas as oportunidades para garantir a participação de Simone Tempestini no
evento. Fizemos isso para garantir nosso total apoio ao rali e ao campeonato",
disse ele."Infelizmente, apesar de
nossos esforços, Simone não pôde ser persuadido a iniciar o rali, embora espere
competir na prova final em Espanha."
*Sujeito à aprovação do
Conselho Mundial de Automobilismo da FIA